Spider-Man Black Suit Marvel Legends


Olá, queridos leitores, tudo massa? Estamos de volta, finalmente, depois de um bom tempo ausente e com a agenda corrida, para trazer mais um review. O carinha de hoje é o meu super-herói favorito da Marvel, o Amigão da Vizinhança, o Cabeça-de-teia, o querido Homem-Aranha! Mas trajando um uniforme bem diferente…


O que esse uniforme tem de diferente dos outros? Como e quando ele surgiu nas HQs? Continuem conosco!

  

 

UM BREVE HISTÓRICO



Criado pelo fã Randy Schueller e depois foi vendido por 220 dólares, esse traje é um ser vivo alienígena. Sua primeira aparição nas HQs foi em “Guerras Secretas” (nome que soaria bacana para a criançada, mas que nada tinha com elas serem secretas), quando Peter teve seus poderes potencializados e agressividade aumentada – ele o abandonou em seguida.
Na animação de1994, vemos que esse ser entrou de penetra na nave espacial do filho do J. Jonah Jameson, chegando à Terra e tendo contato com nosso herói. Após ele perceber que estava ficando um cara bem durão, grosseiro e até maltratando as pessoas, ele abandonou esse "traje" depois de descobrir a sensibilidade do bicho às ondas sonoras. O simbionte encontrou o Eddie Brock, tornando-se o terrível Venom, vilão clássico do Aranha.
Temos a forma EMO que não queremos lembrar em Homem-Aranha 3 e várias outras nas animações seguintes, com direito até a um Agente Venom.

 Sem mais delongas, vamos à figura!


CAIXA E ACESSÓRIOS




O Homem-Aranha com o traje simbionte faz parte da Wave Sand-Man (Homem-Areia), que pode ser montado comprando as outras figuras. Há duas peças correspondentes às mãos do personagem nessa BAF, como vocês podem ver.


 

Como ele solta a teia com os punhos fechados, acompanha a figura apenas um par de mãos extras abertas - que até foi bem pensado. E isso é tudo. Há uma versão Pack em conjunto com o Kraven, que acompanha uma Head do Peter toda machucada e um par de mãos extras que não ajudam muito, mas não falaremos desse modelo aqui. Poderiam ter incluído uma cabeça extra com os olhos mais fechados? Poderiam, mas não o fizeram. Economia de material?




A parte traseira tem uma pose “OK” do Aranha. Como todos sabem, as peças da Hasbro seguem um certo padrão, reaproveitando peças e mudando a coloração. Não é diferente com o Aracnídeo aí.




Uma coisa que me incomodou bastante foi a forma de como colocaram a figura no Blister. A maioria de vocês deve saber que partes das figuras da Hasbro são de um tipo de borracha maleável, que vai entortando com o tempo. Pra que colocar o Aranha com as pernas cambotas assim?! Isso só atrapalha a estética da figura.

 
A pintura ficou muito bacana, apesar de simples, mas com algumas falhas pontuais no desenho da aranha branca.



A FIGURA



Possui escultura e pintura até legais, mas faltaram alguns pontos para deixar nosso Aranha nas melhores poses possíveis. Falaremos sobre isso quando abordarmos as articulações.




Eis o resultado causado pelo próprio blister: Homem-Aranha das pernas cambotas. Aconselho a deixá-lo numa base em pose de salto ou em uma que as pernas não precisem sustentar o peso da figura.





A pintura da Aranha não é em alto relevo. Também há algumas falhas de fábrica embaixo dos braços, mas nada que estrague o visual da peça. Há um pequeno orifício nas costas para encaixar o pino da base, que não acompanha a figura. Aliás, ainda não vi nenhum Marvel Legends desses novos com base.




Enquanto o herói da animação segue um físico mais musculoso, essa figura já segue as HQs atuais, onde o Aranha é mais esguio e com a musculatura bem definida. Isso é notado quando vemos ele de perfil.




ARTICULAÇÕES



Agora veremos os pontos que me fizeram desanimar com a posse dessa figura. Pois é, queridos leitores, esse carinha já tem um novo dono! Como Marvel Legends, ele até que se articula muito bem.


A abertura dos braços é muito bacana. Essa posição é essencial pro Aranha. Percebam outro prejuízo do blister: o braço esquerdo ficou levemente torto para cima.




Os ombros também possuem mobilidade para frente e para trás, que ajudam ainda mais a melhorar as poses de ação.


Por conta disso, é possível direcionar os braços para frente do peito.


Com a articulação no tórax, isso é o máximo que ele pode se inclinar para trás. A cabeça se move bem para cima e levemente para os lados. Ainda acho que essas coxas ficaram muito espessas. Poderiam ter sido mais finas, pois todo mundo sabe que o Spider é magrelo, mesmo.


Isso é o máximo que ele pode se inclinar para frente.


Com o tronco ereto, ele fica assim. Isso é o máximo que a figura consegue "olhar" para baixo.


Mais um ponto que me desanimou: a quebra da silhueta. A Hasbro poderia adaptar esse ponto da cintura, assim como no peito do Wolverine já apresentado aqui.
  


Isso é o máximo que a perna pode se mover para cima. Em compensação, não vai praticamente nada para trás.
  


Além das pernas cambotas, o que me incomodou foi a ausência de rotação na base da canela (ou no meio, como a maioria das figuras masculinas e femininas dessa linha). Aquela rotação na coxa é importante, mas faltou mais um ponto para melhorar as poses onde os pés tocam a parede ou o solo.

 

Ainda sonho com o dia em que a Hasbro vai articular a ponta dos pés das figuras! Isso faz uma falta tão grande...

 

Essa é a abertura total para os lados. Esqueci de fotografar ele com as pernas abertas e os pés encostados no chão.

AÇÃO









Mais uma quebra de silhueta.









COMPARAÇÃO COM OUTRAS FIGURAS




Antes que estranhem, o da esquerda é o Amigão da Vizinhança em sua fase adulta, enquanto o da direita é o Ultimate Spider-Man, adolescente.



Depois de toda a análise, preferi ficar com a figura da direita.



Marvel Legends x Hulk S.H. Figuarts
   


Marvel Legends x DC Icons


Marvel Legends x Body Chan (2.0)

- Te salvei!

---

E assim finalizamos mais uma apresentação! Espero que tenham gostado, mas não desistam de pegar essa figura por minha causa! É uma ótima peça, mas não atendeu as minhas expectativas! A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Ah, eu vi esse uniforme pela primeira vez em algo bem improvável. Foi na revista Transformers nº 3 em que ele ajuda o Autobot Gears a se infiltrar em uma base Decepticon. Ele até teve a oportunidade de enrolar Megatron totalmente na teia.

    Fiquei bem confuso, pois não sabia de onde tinha vindo esse traje e só depois lançaram Guerras Secretas no Brasil. Até então achava que era alguma invenção do Sr. Fantástico.

    A Hasbro tem muito de colocar as pernas desse jeito. Um dos Transformers que comprei veio assim. Nesse caso não tinha jeito para poder acomodar, mas no do Aranha não tem desculpa. E ainda por cima "viciando" as articulações...

    Dá para imaginar umas poses legais, como essas de saltos com os braços para trás. Mas ainda assim é preciso dar mais mobilidade. E evitar quebras de silhueta é um tremendo desafio, ainda mais para o Aranha, que não tem ornamentos ou armaduras. Mas usando truques de angulação dá para esconder, como nessa com o chute, usando a mão para cobrir o lugar onde ocorre a quebra.

    Essa é mais para quem é colecionador ávido do Aranha mesmo, já que agora esse traje se tornou o Venom. É uma boa curiosidade. E esses pedaços do Homem Areia poderiam ser reaproveitados para alguma coisa. Espero que o novo possuidor faça bom proveito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Que interessante! Não imaginava que isso poderia ter acontecido, apesar de ter uma ideia de que a Marvel estava com a publicação das histórias dos Transformers (informação que aprendi na Casa do Boneco Mecânico).

      Meu primeiro contato foi com a animação. Achei interessante que o traje potencializou seus sentimentos, inclusive os que ele reprimia. Ele agia como dava na telha, mas depois se deu conta de que ele não era daquele jeito de verdade. Como todo herói, ele teve que abrir mão de mais poderes para não perder a sua sanidade.

      Eu acredito que a Hasbro ainda vai melhorar bastante. Ela tem se saído bem melhor que a Bandai em algumas Heads dos Vingadores e com a nova linha de Over Watch, já é visível a adição de um novo ponto de articulação nas figuras femininas. Pra passar pra os Marvel Legends deve ser um pulo!

      O tchan é saber usar a angulação correta, como você disse! Mas realmente, tem ângulo que não dá. Só em ficar de perfil e em pé, aquelas coxas já incomodam bastante...

      Espero que o novo dono curta pra caramba! Quem sabe um dia eu não transforme meu Body Kun num desse? Se liga nesses customs:
      https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi828jC6ZPjAhU_IbkGHTs2BLUQjhx6BAgBEAM&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DepdxyJw7h-A&psig=AOvVaw0FInisZ8sh36CPzxopNlSV&ust=1562074069435256

      Até a próxima!

      Excluir
  2. Super review e super figura, acho que essa é a melhor versão do black suit lançada na coleção até agora. Realmente a articulação da canela faz falta, principalmente numa figura do Aranha, quanto mais articulado melhor. Ah, a primeira vez que vi esse uniforme foi na capa da edição 71 do formatinho do Aranha, lançado pela editora Abril, que homenageava a Amazing Fantasy onde o Aranha estreou. Parabéns pela aquisição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Yanker! Muito obrigado! Na escala 1:12, é a melhor representação do uniforme preto, com certeza! Na escala 1:6 a figura possui mais pontos de articulação e é bem mais detalhada. Também não tem aquelas coxas desproporcionais.

      Valeu e apareça mais vezes!

      Excluir
  3. Lembro que meu irmão e eu piramos quando vimos esse novo traje, acho que a molecada toda pirou hehehe!
    Visualmente a figura é bem legal, mas as articulações podiam ser melhores mesmo, principalmente a da cintura. Bem que a Hasbro podia copiar as articulações das cinturas dos Figuarts e Mafex, ficaria bem melhor, e quebra menos a silhueta. Mas acho que a Hasbro já está melhorando, considerando que as figuras mais antigas tinham que ficar quase tudo em pose de soldadinho hehe. Até me surpreendi com alguns Black Series que peguei recentemente, pensei que não teria nada de articulação, mas até que dá pra brincar bastante. Mas que umas bases fazem falta, fazem!

    Legais as peças do Homem-Areia, dá até pra improvisar algumas coisas para cenas de ação. Só que devem ficar pesadas nas mãos de outras figuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! Cara, tô te devendo várias visitas lá, mas não esqueci, viu? Como te falei, só posso comentar no ABB pelo PC de casa...

      Eu gostei porque ele demonstrou ser aquele cara bem Badass, dando aquela surra nos vilões - até que chegou a um ponto que o Rhino praticamente pediu misericórdia e o Aranha quase o eliminou - ali ele se ligou que estava perdendo o controle.

      Então, cara! A Hasbro está evoluindo bastante. As figuras que ela tem na escala 1:6 já estão bem legais, mas as melhorias ainda não estão sendo repassadas para a escala 1:12, como a articulação na ponta dos pés e proporções mais próximas do corpo humano.

      Essa Black Series também tá evoluindo! As primeiras figuras são bem feinhas, mas essas mais novas estão bem caprichadas. As articulações são semelhantes às figuras da linha Marvel Legends.

      Pena que não cheguei a usar essas peças do areia em outras cenas, pois já dei destino à figura. Peguei um Body Kun SHF cor de pele, um pouco mais caro mas estou cheio de ideias pra ele! Agora o Body Kun cinsa não será apenas um a apanhar dos heróis! Hehehehehe! Abração, nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!