Compilado Projeto Sunday!

 Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, mas dessa vez, fazendo um pouco diferente: traremos para vocês um compilado com todas as histórias do Projeto Sunday e as sugestões relacionadas ao Evangelho que já saíram por aqui!



Ignorem o 2016, ainda estou sem um editor de imagens decente!
 
Prontos para fazer uma viagem pela Bíblia Sagrada por meio de desenhos? Foi mais ou menos assim que tudo começou! Para acessar o conteúdo, basta clicar nas imagens!


Um livro!






 A tiragem foi bem limitada, a edição dos quadrinhos não foi das melhores, mas houve um carinho por parte da editora que nos apoiou nesse projeto. Ainda é possível adquirir em PDF, caso haja interesse! Só me enviar um e-mail (adelmoveloso@gmail.com)!

 

Os Ensinamentos de Jesus




Tudo começou em 2012, quando meu cunhado me convidou para ensinar as crianças na Escola Bíblica Dominical (EBD). Aqui estão as primeiras dez lições desenhadas. Vocês vão se assustar, porque comecei do jeito mais amador possível, com caneta Bic e textos escritos à mão.
 
 

Heróis da Bíblia

 

 Um trimestre da EBD continha 13 lições. Após as 10 primeiras (comecei a desenhar algumas lições depois), comecei a me arriscar com outros tipos de materiais. Aqui eu já usava canetas nanquim e até bico de pena! Em algumas cheguei a usar curva francesa! Também passei a digitar os textos e imprimir antes de desenhar (sim, ainda estava muito amador).


Aprendendo na Casa de Deus



O que aprendemos na Casa de Deus? Qual é a sua Palavra? Somos todos pecadores? Como se dá a salvação? Esses e outros temas vocês encontram aqui. Também houve outra mudança: passei a usar um Photoshop de leve, com um degradê no fundo dos quadros. Houve a primeira participação da talentosa Scarlet Guedes, uma amiga do Rio de Janeiro - RJ.

 

A Saga dos Apóstolos



A melhor forma de aprender a desenhar é desenhando! Estou longe de atingir a perfeição nos traços como muitos desenhistas renomados, mas dá pra perceber que os desenhos foram evoluindo com o tempo. Nesse trimestre, estudamos sobre os apóstolos de Jesus. O que eles fizeram após a subida de Jesus aos céus? Quem foi o apóstolo Paulo?


A História de José do Egito



Chegamos à minha história favorita, sendo uma das escolhidas para compor o livro Grandes Heróis do Antigo Testamento. José nos ensinou lições importantes sobre dedicação, superação, perdão e amor incondicional!


A Bíblia em Ação



Essas foi a primeira indicação que fizemos no Blog. Também foi uma grande inspiração para começar a usar o desenho na EBD. Ainda pode ser encontrada nas livrarias. São mais de 700 páginas contando as principais histórias da Bíblia.
 

A Bíblia em Mangá

 

 Essa coleção também foi uma grande inspiração para que eu começasse a usar o mangá na Escola Bíblica Dominical. O traço começa meio fraco, mas nos dois últimos volumes está formidável!


Os Juízes de Israel



O ano é 2013. Seguindo a pegada da história de José, emendei na saga dos juízes de Israel, desenhando todas as lições do trimestre, sendo algumas com 2 páginas! Quem foram os juízes? Por que não existiam reis em Israel? Essas e outras questões são abordadas no link da postagem.

Os Reis de Israel



Agora sim, chegamos nos Reis de Israel. Quem foram? Todos acertaram no papel de guia da nação de Israel? Por que Davi era chamado o homem segundo o coração de Deus? Ficou faltando a lição 12. Isso passou a ser comum nos anos seguintes, pois quando estava em serviço, acabava não conseguindo ilustrar tudo.


Os Profetas de Israel



Essa foi uma que não consegui ilustrar por completo, devido a muito serviço na época. O bacana é que a história dos profetas acontecia junto da dos reis. Elias, Eliseu, Jonas, Joel e vários outros.


A história da Criação: Começa a Batalha



Mais uma indicação. Este livro é da mesma coleção da Bíblia em Ação. A história da criação é contada de uma forma bastante interessante e envolvente.


A Casa de Deus (Partes 1 e 2)


Aqui aprendemos sobre a Casa de Deus. Como foi feito o primeiro templo? Deus morava numa tenda? Que tipo de coisas são feitas na Casa do Senhor? Essa é a Parte 1.



A parte 2 sobre a Casa de Deus. Alguns feitos dos apóstolos de Jesus, como o importante trabalho dos diáconos.


Sirvo a um Deus Todo Poderoso


 Nessa postagem, numa vida mais corrida do que nunca, desenhei apenas 5 lições, mas procurei caprichar nos traços e fazer ilustrações maiores, ocupando a página inteira. Em 2014 eu já estava morando em outra cidade e a idade das crianças diminuiu.


A trajetória de Moisés (Partes 1 e 2)



Em 2015, ainda trabalhando com crianças de idade abaixo dos 9 anos, como as primeiras, minha vida tinha ficado ainda mais corrida. Morando numa capital e tendo menos tempo, a qualidade dos desenhos caiu um pouco.

O tema dessa vez é a vida de Moisés, aquele que liderou o povo no êxodo: quando o povo saiu do Egito em direção à terra prometida.



Parte 2. A abertura do Mar vermelho, a coluna de fogo à noite e a nuvem que protegia o povo durante o dia. Foram 40 anos de peregrinação pelo deserto.


O Rei Saul


Quem foi o primeiro rei de Israel? Ele foi um bom rei? Ainda seguindo a pegada de ilustrações maiores, os traços de algumas lições ficaram um pouco aquém do esperado.


A História do Rei Davi



O próximo rei de Israel, após um período conturbado. Davi foi o homem segundo o coração de Deus. O que isso queria dizer? Ele foi um homem perfeito? Confiram a conclusão do trimestre.


Meu último dia (My last day)



Conheçam um anime fantástico, com menos de 10 minutos de duração, com os momentos finais da vida de Jesus, sob o olhar de um dos que morreram ao seu lado, numa cruz.

 

Os amigos de Jesus (Partes 1 e 2)



Depois de um longo período sem desenhar novas lições, pude voltar à ativa. Novamente, em uma nova cidade, agora de volta com a faixa etária de 9 a 11 anos, procurei caprichar na arte. Considero, de minha parte, o melhor trimestre desenhado em todo esse tempo (2012-2019).


Nessa parte 2, concluímos os estudos sobre os amigos de Jesus. Pedro, Tiago e João, Zaqueu, Maria Madalena e vários outros que nos ensinaram importantes lições de vida.


As bem-Aventuranças (Partes 1 e 2)




Felizes os que confiam no Senhor, os que choram, os que reconhecem que são pobres, os humildes de coração, os que tem fome e sede de justiça e os misericordiosos. Essa foi a primeira parte.



Felizes os puros de coração, os que trabalham pela paz, os que são perseguidos, os firmes em servir e os que servem a Deus com zelo. Essa foi a parte 2.


De Abraão a Jacó



Essa é uma de minhas ilustrações favoritas. O tempo foi passando, veio meu primeiro filho e foi ficando cada vez mais difícil desenhar toda semana. Foram apenas duas histórias: quando Abraão foi provado e esse momento da vida de Jacós e Esaú retratado na ilustração.


Jesus é apresentado no Templo



Se antes eu usava 13 lições para uma postagem e depois passei a dividir em duas partes, agora estava pegando uma ou duas histórias! Aqui vocês poderão conhecer um pouco da história de Jesus.


Dicas para professores de Escola Bíblica Dominical



Nessa postagem, procurei reunir algumas dicas para professores da EBD. A cada 3 meses, a igreja que eu era membro fazia alguns encontros e em alguns deles tive a oportunidade de passar algumas ideias para as professoras de crianças.


Fugindo para o Egito



José e Maria tiveram de fugir para o Egito, pois Herodes estava querendo dar um fim às crianças recém-nascidas.


Os Valentes de Davi



Histórias de verdadeiros heróis, com cenas que parecem ter saído de Hollywood! Conheça a história dos valentes de Davi!


A História de Mary Jones


Como uma menina de origem humilde conseguiu chamar a atenção dos fabricantes de Bíblia?

O ano é 1875, no País de Gales, integrante do Reino Unido e bastante montanhoso. Numa pequena vila chamada Alan, vivia Mary Jones, uma garotinha que não sabia ler, pois não havia escola nas proximidades. Ela ia à igreja com os pais, que também não sabiam ler, mas ouviam atentamente o sermão e a leitura da Bíblia pelo Pastor.

Clique na imagem para ler a história completa.


Saulo de Tarso



De perseguidor a perseguido. Conheça a história de Saulo de Tarso, que mais tarde se tornaria Paulo, o maior evangelista de todos os tempos.


Jesus, a Verdadeira Páscoa



Tem coelhinho nessa história? Como assim Deus mandou o povo fazer um churrasco? Que história é essa de um anjo que saiu passando a espada em geral no Egito?! Uma mensagem que levei para um culto infantil, usando desenhos já conhecidos pelos leitores do Super AHAM!


Nos Braços do Pai



É tão simples poder se achegar a Deus, como nos achegamos ao nosso pai? Que Deus tão bom é esse?!

Histórias da Bíblia com Action Figures



Encontrando dificuldades para continuar desenhando, busquei outras formas de contar histórias. Uma delas foi fotografar alguns bonecos de minha coleção "encenando" passagens conhecidas da Bíblia. Nessa primeira parte, temos um pouco de Abraão, José do Egito, Sansão e Daniel.



Sendo um de meus personagens favoritos, Davi ganhou uma postagem exclusiva.




Por fim, temos a história da origem do pecado na Terra. Adão e Eva.
 

---

E assim, encerramos esse mega compilado de postagens do Projeto Sunday! Queria fazer isso já fazia tempo, mas o pessoal do Zero À Direita me deu o incentivo que faltava! Espero que curtam, tem bastante material! Os professores de EBD que quiserem usar as imagens com seus alunos, fiquem à vontade!

A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens!

Adelmo Veloso

Comentários